Muitas pessoas vão fazer um cruzeiro marítimo pela primeira vez, e é comum que tenham algumas dúvidas sobre os detalhes de uma viagem de navio. Espero com esse artigo, esclarecer a maioria delas, mas fique a vontade para perguntar nos comentários, alguma outra questão que eu não tenha abordado aqui!

Meu objetivo com esse artigo é facilitar a vida de quem vai viajar de navio, principalmente os marinheiros de primeira viagem!

IMPORTANTE: CASO VÁ NAVEGAR DURANTE A PANDEMIA NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR AS EXIGENCIAS ESPECÍFICAS PARA EMBARQUE DE CADA COMPANHIAMARITIMA QUE PODE VARIAR CONFORME O PORTO A CIDADE E O PAÍS.

INFORMAÇOES GERAIS:

– Se tiver receio de enjoar, leve um remedinho para enjoo indicado pelo seu medico. Os grandes navios balançam pouco, mas algumas pessoas são mais sensíveis e enjoam mesmo assim. EU inclusive sou uma delas, adoro navio, já fiz vários, mas tomo remédio para enjoo em todos!

Para embarques no Brasil, não esquecer de levar um documento com foto e dentro da validade. No exterior passaporte e visto, se algum dos países onde o navio for atracar exigir;

– Caso vá levar cartão de credito para pagamento das despesas, não esquecer de desbloquear para uso internacional;

– Todos os preços dentro do navio na temporada brasileira são em dólar americano. Caso vá navegar na Europa os valores são em euro.

– Acompanhe todas as atividades que vão acontecer no navio pelo jornal que será colocado em sua cabine todas as noites, não deixe de ler, ele faz com que vc consiga escolher e acompanhar melhor o que quer fazer durante seu cruzeiros

– Quando descer do navio em alguma parada para passear, se não estiver com excursão do navio, se programe para estar de volta a bordo 1 hora antes do que for estipulado no informativo como horário limite pra voltar. Imprevistos acontecem e o navio NÃO ESPERA passageiros atrasados

– Caso não tenha gostado do turno que foi escolhido para o seu jantar, dirija-se ao restaurante informado no seu cartão, procure o responsável e peça para mudar de turno, normalmente é tranquilo fazer isso.

– Falando em jantares, no restaurante onde for determinado seu jantar a tolerância para atrasos é de no máximo 20 min. Depois disso, com o serviço já iniciado, não é permitido a entrada para não atrapalhar o fluxo de jantar de todos os demais passageiros. Caso se atrase e esteja fechado, não tem problema, no restaurante buffet tem jantar todos os dias, praticamente até a madrugada.

– No MSC Seaside, é necessário reservar horário e poltrona caso queira ir ao teatro. Existem vários telões espalhados pelo navio onde você faz sua reserva e garante seu lugar no espetáculo do dia! No informativo diário sempre tem qual será o espetáculo da noite!

Veja a seguir dicas mais específicas!

O que não pode faltar na mala para um cruzeiro marítimo

Algumas dicas são importantes na hora de arrumar sua mala.

As malas são despachadas para o navio a partir do terminal de embarque, você não as leva até o interior do navio, então se pensarmos que existem navios com capacidade para até 3.000 pessoas, dá para imaginar a quantidade de bagagem que é embarcada em cada viagem.

Se você adora piscina e já pensa em curtir o navio desde que entrar nele, leve na sua mochila de mão uma troca de roupa para piscina. Digo isso porque muitas vezes você chega na sua cabine antes das suas malas, e caso tenha levado uma troca na mochila de mão, já poderá se trocar e começar a aproveitar o navio, pois o embarque normalmente é feito a partir das 12 horas.

Para o dia a dia, leve roupas básicas, casuais, como shorts, saias, vestidos, jeans, enfim, roupas que usamos diariamente pensando em um passeio no shopping, no parque ou na praia, de acordo com o número de dias que terá seu cruzeiro. Não esqueça de um boné ou chapéu para as áreas descobertas e para os dias de desembarque e saídas do navio.

É importante levar casaquinhos leves, echarpes, xales, ou coisas do tipo, pois o ar condicionado do navio fica ligado todo o tempo e é bem gelado, na minha opinião.
Quanto ao calçado, durante o dia aconselho sapatos baixos (a menos que use saltos no dia a dia), tênis, sapatilhas e chinelos, pois normalmente se anda muito dentro dos navios. Para noite, sapatos mais finos, de acordo com a roupa que levará para o jantar.

Leve também produtos de higiene pessoal, medicamentos de uso diário, absorventes higiênicos, camisinhas, laminas de barbear, protetor solar, carregador de celular, e outros que tiver acostumado a levar em viagens. Toalhas de banho e toalhas de piscina existem a disposição no navio e não precisam ser levadas.

Não se esqueça que dentro do navio os preços são em dólar, e se você tiver que comprar algum destes itens será bem mais caro do que aqui fora.

Que tipo de roupa levar para um cruzeiro marítimo

No geral, durante todos os dias do cruzeiro, a maioria das pessoas usa roupas casuais como shorts, vestidos, jeans, etc. É claro que como em todos os lugares a gente vê de tudo um pouco, desde os arrumados demais até os completamente desleixados, mas se você levar roupas usadas no seu dia a dia, como se fosse a um shopping, um parque, enfim passeios rotineiros diurnos, você estará bom arrumada. Sem esquecer roupas para piscina e ginástica, caso você goste e opte por frequentar no navio.

Para o jantar existem duas opções: Todos os navios contam com restaurantes tipo Buffet, onde você se serve a vontade, estilo self service, funcionando muitas vezes por 24 horas, onde podem ser feitas todas as refeições. Mas na minha opinião, um dos grandes “charmes” do cruzeiro é o jantar nos restaurantes tradicionais, com mesas marcada e atendimento “A La Carte”. Caso opte pela segunda opção, acho legal levar uma roupa mais arrumada, tipo esporte fino para o jantar. Pense em um traje completo para cada noite. Muitas pessoas reclamam, não gostam e se recusam a usar uma roupa mais arrumada, dizendo que dá muito trabalho, mas acredite, vale a pena.

É um momento onde se resgata um pouco do glamour dos cruzeiros marítimos, principalmente na “Noite do Comandante”, onde as mulheres usam seu traje mais fino e os homens vão de paletó. Já adianto, NÃO É OBRIGATÓRIO. Até neste restaurante mais formal vemos gente com todo o tipo de trajes, mas se você vai com a finalidade de curtir seu cruzeiro na totalidade, aconselho que leve alguns trajes mais elaborados e participe dos jantares aproveitando o charme e elegância que ele oferece.

 Alimentação durante um cruzeiro marítimo

Os cruzeiros sempre incluem as refeições nas suas diárias, mas o que alguns não sabem é que as refeições não se restringem ao restaurante mais popular, tipo self-service.

Os jantares, no restaurante onde se é servido na mesa, com lugares marcados e pratos mais sofisticados são conhecidos pela maioria dos passageiros, porém esse mesmo restaurante (que geralmente é escolhido pelo navio e vem escrito no seu cartão/chave) abre também para o café da manhã e almoço.

Eles são uma opção para que acorda cedo e/ou almoça um pouco mais cedo também, para que está com crianças ou idosos e não quer ficar nas filas que acabam se formando no buffet, ou simplesmente para que gosta de comer com calma, sem filas e sem ficar perambulando com o prato na mão, o que as vezes acontece, dependendo do horário que você for comer no restaurante buffet.

No café da manhã desses restaurantes, existe a possibilidade de pedir algumas opções do cardápio que serão preparadas na hora, como omeletes, sanduíches, wafles, sucos e outras opções que estiverem disponíveis.  O cardápio do almoço, geralmente é de pratos prontos como no jantar, mas alguns optam por oferecer tem também algumas opções self service, porém mais tranquilo, sem grandes filas e sem tumultos, pois a capacidade de lugares e mesas do restaurante é menor e varia dependendo da companhia, mas sempre vai estar informado no Diário de Bordo, jornal que e interno do navio, distribuído todos os dias nas cabines.

No caso do buffet self service, a oferta de comida é praticamente ininterrupta, com reposição frequente dos pratos, oferecendo comida boa e fresquinha a qualquer hora do dia e em alguns casos, até a madrugada!

Na temporada atual 21/22 no restaurante self service a comida é escolhida no buffet pelo passageiro, porém, colocada no prato pelo tripulante por conta das normas de segurança da covid-19.

Além das opções acima que estão também incluídas na sua diárias, porem os navios mais novos, apresentam cada vez mais as opções de restaurantes temáticos que eles denominam “À pagamento”, onde o que for consumido é pago a parte. Normalmente são pizzarias, hamburguerias, restaurantes temáticos (japoneses, mexicanos), sorveterias, etc.

Então lembrem sempre, o que não for servido no buffet nem nos restaurantes do navio, ou seja, aqueles onde se servem os jantares tradicionais de todas as noites provavelmente não estará incluído e será cobrado a parte!

Sou uma apaixonada por viagens de navio e espero ter esclarecido as principais duvidas dos navegantes, principalmente os de primeira viagem, mas caso reste alguma dúvida, coloque nos comentários que respondo pra você!

7 Replies to “Dicas essenciais para quem vai fazer o primeiro cruzeiro marítimo!”

    1. Olá Angélica! A água mineral sim, é cobrada, mas todos os navios disponibilizam máquinas com água potável
      gratuitamente nos restaurantes self service!
      Você pode encher os copos que eles deixam a disposição com água da máquina e passar para sua garrafinha,
      e assim economizar na compra de água mineral!

  1. 100% da refeição está inclusa? Inclusive nesses restaurantes mais sofisticados?
    Entretenimento como cinema, teatro etc também é gratuito?

    1. Você tem 100% das refeições incluídas, porém NÂO são todos os restaurantes que são gratuitos. Dentro dos navios existem os restaurantes que fazem parte do seu cruzeiro e os que são pagos a parte! Você terá todas as refeições incluídas, nos restaurantes A La Carte do navio e no buffet. Os de Especialidades são a parte. O teatro, piscinas, festas, academia, etc está incluído, já o cassino, cine 3D, boliche, etc são cobrados a parte!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *