A cidade de Foz do Iguaçu tem atrativos incríveis, muitos lugares interessantes para conhecer, mas tirando obvio, a visita ás Cataratas do Iguaçu que são o passeio principal de uma viagem para lá, achei o Macuco Safari sensacional, é realmente um passeio imperdível!

O ponto principal do passeio é você tomar um banho de cachoeira deliciosa e gelado, a bordo de um barco que chega beeem pertinho de uma das quedas que formam o complexo das Cataratas.

É claro que não são as quedas maiores, próximas ao elevador panorâmico, pois o passeio é feito com muita segurança, mas a queda onde fomos tinha aproximadamente 30 metros de altura e a emoção de sentir aquela água gelada e abundante, caindo sobre a gente, e ficar tão pertinho de uma das maiores belezas da natureza é surreal.

Confesso que estava um pouco apreensiva antes de experimentar, mas falo agora com segurança, podem ir sem medo, é seguro, delicioso e assim que acabar vocês vão querer repetir!

O Macuco Safari fica afastado do centro de Foz, então para chegar até lá é preciso ir de carro ou receptivo, não dá pra ir a pé! A entrada do passeio fica próxima a entrada do Parque Nacional das Cataratas, então, combinar os 2 passeios no mesmo dia pode ser uma boa ideia.

O Ingresso tem valores variados, dependendo das atividades que quiser fazer, pois além de chegar perto das quedas de barco, você pode fazer rafting, cachoeirismo, etc.

Fizemos o Macuco Safari Selva + Barco e o valor foi de R$ 277,00 pois tivemos desconto da agencia receptiva, mas comprando no site ou na bilheteria ele custa R$ 297,00 por pessoa e vale cada centavo. (Valores de setembro de 2021)

Para chegar até o barco são necessárias em 3 etapas:

A Partir da portaria do Macuco Safari, fizemos o percurso em um trenzinho puxado por trator, pela floresta, onde um guia foi dando várias explicações sobre a mata, os animais e a criação do parque. Esse percurso durou entre 20 a 30 minutos. Interessante que você passe repelente antes de ir, principalmente se for alérgico a picada de insetos. O passeio é em meio a uma mata fechada e preservada, então é claro, terá insetos por lá!

1ª ETAPA : cerca de 20 min pelo percurso SELVA

Na segunda etapa, descemos do “trenzinho” e nesse ponto, existe a possibilidade de fazer o trecho final de aproximadamente 600 metros até o rio de duas maneiras, em um jeep ou por uma trilha pela mata, acompanhado do guia. Nós optamos por ir no jeep, pois estava muito calor e estávamos no horário mais quente do dia.

Nosso grupo na 2ª etapa: o Jeep

Acabado o percurso da Selva, existe uma instalação com uma lojinha de souvenirs, banheiros, vestiários, onde é preciso deixar tudo o que não pode molhar, pois no barco vai ficar tudo molhado com certeza. Os armários tem vários valores e as fichas custam a partir de R$ 10,00. Estávamos em 5 pessoas e nossas coisas couberam bem no armário médio.

Depois de deixar os pertences no armário vem a última etapa, a descida em um trenzinho funicular até a margem do rio, para ai sim, embarcarmos nas lanchas.

Funicular que leva até a margem do Rio

A descida normalmente chega em um deque flutuante colocado no rio, porém, como fomos em época de seca, a margem do rio estava mais distante, fazendo com que descêssemos na margem com terra, para depois ter acesso ao barco.

Achei tudo bem organizado, mas não teve jeito, haviam pequenas filas em todas as etapas do passeio, inclusive, na margem do rio para esperar o barco encostar e podermos embarcar.

ultima fila – na margem do rio antes de embarcar

Embarcamos no barco e ai sim, a última e mais esperada etapa do passeio, o banho de cachoeira, que foi de “lavar a alma”. Tem um percurso de perto de 15 minutos do nosso ponto de embarque até a queda escolhida, que foi feito com segurança, mas claro, com o barco se agitando um pouco mais quando passava pelas corredeiras, mas nada de assustar!

Todos em segurança e com coletes salva vidas

O percurso até a queda foi de aproximadamente 15 min

Quanto à segurança, pelo momento que estamos passando, ainda de pandemia, me senti segura durante todo o tempo. Máscaras foram exigidas durante todo o percurso, e todos nós tiramos apenas no barco depois do banho..kkkk, pois ficaram encharcadas, mas  levamos mascaras para trocar depois.

Chegamos realmente bem debaixo da queda d’agua!

Na saída, assim que descer do funicular, tem um balcão onde vendem as fotos impressas do passeio ou um pendrive com o filme de toda a parte do barco com ou sem as fotos. Optamos por comprar o pendrive com a filmagem pois levamos capa para nossos celulares e tiramos fotos.

Chegamos realmente encharcados, mas pegamos nossos pertences no armário, nos secamos, colocamos a roupa seca e claro, fizemos todo o percurso novamente, o jeep + trenzinho, até retornar a portaria do parque!

IMPORTANTE :

– Não esqueça de passar e levar repelente de insetos e protetor solar.

– Só o passeio de barco dura em média 30 minutos, mas demoramos perto de 2 horas desde a entrada no Macuco, até percorrer todos as etapas de ida e volta, além do barco, e esse tempo pode variar conforme o tamanho da fila que tiver no dia, então principalmente se for no final de semana, sempre um bom período do dia para esse passeio.

– No barco molha mesmo, então vá com roupas leves, se for de tênis, troque por chinelos na hora de ir para o barco e leve uma muda de roupa seca e uma toalha para se trocar após o passeio de barco. (esses itens ficarão no armário e vc levará a chave)

Só leve o celular se for a prova d’agua, ou leve em uma capa própria, resistente a agua. Não adianta achar que vai colocar no bolso, ou dentro da roupa pois vai molhar sim.

Não esqueça de levar máscara de reserva, para trocar após o barco, ela será necessária para o percurso de retorno.

Então já sabe, quando for a Foz do Iguaçu, não deixe de fazer o MACUCO SAFARI, é um passeio inesquecível e que vale muito a pena!