Estive em Foz do Iguaçu em setembro de 2021 com um grupo de amigos, e como Foz é uma cidade onde os pontos turísticos ficam na sua maioria distantes uns dos outros, a solução mais prática acaba sendo alugar um carro ou fazer os passeios com empresas receptivas locais.

Nossa programação incluía 2 idas ao Paraguai e uma parte da hospedagem foi no Belmond Hotel das Cataratas, um hotel que fica DENTRO do Parque Nacional do Iguaçu, então optamos por contratar a MMC Turismo para fazer nossos passeios, e um deles foi o City Tour de Foz do Iguaçu.

Foi uma boa opção, pois conhecemos lugares lindos da cidade, e o fato de ter o transporte e um guia nos acompanhando e fornecendo detalhes sobre cada lugar, tornou a experiência ainda melhor.

O guia foi buscar nosso grupo no hotel e a primeira parada foi para tirar fotos na Avenida Pedro Basso, conhecida como a rua mais bonita de Foz e uma das mais bonitas do Brasil!

Foz do Iguaçu é uma cidade muito arborizada e a Pedro Basso é realmente linda, muito mais ao vivo do que conseguimos retratar nas fotos!

A cidade de Foz do Iguaçu tem uma das maiores comunidades árabes-muçulmanas do Brasil, e também a maior Mesquita da América Latina, chamada Mesquita “Omar Ibn Khatab”, então é claro que essa linda Mesquita também foi uma das nossas paradas!

vista externa da mesquita Omar Ibn Khatab

Para entrar na mesquita foi necessário vestir uma saia que eles mesmo emprestam para cobrir da cintura para baixo, e também um véu, também emprestado por eles que cobria os cabelos e braços, deixando apenas o rosto a mostra.

A Mesquita está aberta para a visitação mediante agendamento, mas como fazia parte do city tour que fizemos, pudemos entrar sem problemas.

Em frente a Mesquita, visitamos uma loja de artigos árabes KAPADOKYA, que tem de pequenos souvenires a louças lindas, passando por roupas, bijuterias e enfeites que vale a pena visitar!

Visitamos também o ECOMUSEU ITAIPÚ,  que é administrado pela Itaipu Binacional e sua sede fica dentro da área administrativa da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Vista da entrada do Ecomuseu Itaipu

O ingresso custou R$18,00 para adultos e R$6,00 para idosos e crianças, mas o nosso estava incluído no valor do passeio, então não pagamos nada na entrada, apenas recebemos os crachás de visitantes.

Em uma sala escura há uma breve exposição, com projeção de imagens de planetas, da lua, do sol e da terra.

Depois, o passeio é feito com uma caminhada pelos blocos temáticos do museu, onde além de todas as informações disponíveis, há guias que podem auxiliar nas dúvidas.

maquete enorme do canteiro de obras de Itaipu
galeria com objetos do cotidiano da construção da usina

Uma das sala tem o chão de vidro onde tem uma gigantesca maquete da área de Itaipu! A instalação é lindíssima e foi meu espaço favorito no Ecomuseu!

impossível resistir a uma foto nessa sala tão diferente!

Outro lugar que conhecemos e achei incrível foi o templo Budista – Chen Tien. Ideal para desacelerar e apenas admirar a paisagem e aproveitar a atmosfera de paz que reina no local.

Além beleza, a visita ao templo permite um contato mais próximo com a filosofia Budista, e um momento de descanso durante a viagem.

Logo na estrada, uma linda estátua de Buda sorridente, recebe os visitantes!

Buda Maitreya – Buda sorridente

Na lateral do edifício onde fica o templo, chama a atenção uma linda estátua do Buda Sakyamuni, deitado de lado!

estátua de Buda Sakyamuni

O templo é um lugar de silencio e contemplação. Foi inaugurado em 1966 e atualmente tem mais de 120 estátuas, cada uma com seu significado.

A entrada no Templo é gratuita, e a visitação acontece de Terça à Domingo, das 9h30 às 16h30.

Depois de passar pelo centro da cidade e mostrar pontos importantes, tivemos uma parada na linda Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Guadalupe!

A catedral está em reforma, então não pudemos entrar, apenas tirar fotos do exterior, e visitar o pequeno santuário de Nossa Senhora de Guadalupe que é a padroeira da América Central!

Segundo informações do nosso guia, o acesso à Igreja é feito por Três Portas, cada porta representando um país da região trinacional: Argentina, Brasil e Paraguai. As três portas têm as mesmas dimensões e representam a igualdade dos três povos que vivem nas Três Fronteiras.   

Além disso, cada um dos três níveis tem quatro lados. Dois exteriores e dois interiores. Simbolizam os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, parte central da Bíblia e alma do Novo Testamento. 

Vista frontal da Catedral
Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe

A cidade de Foz do Iguaçu possui seus pontos turísticos espalhados e distantes uns dos outros, sendo inviável visita-los a pé!

Fez parte ainda do City, uma parada para almoço no restaurante Barracão, em Foz do Iguaçu, onde a comida era muito boa e em estilo self service, o que facilitou muito nosso passeio!

Caso não queira alugar um carro, como foi nosso caso, a contratação da MMCTurismo, para realizar o City Tour, valeu muito a pena e eu recomendo!

One Reply to “City tour em Foz do Iguaçu: principais atrações”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *