Um dos vários parques que visitei em Curitiba, foi o Passeio Público, e foi um dos meus preferidos!

Ele fica bem no centro da cidade, e pode ser visitado para dar uma pausa no dia que você for conhecer o Centro histórico e o centro comercial de compras da cidade!

Localização: Rua Carlos Cavalcanti X Av. João Gualberto X Rua Presidente Faria, no Centro de Curitiba

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 06 às 20 horas.

Esse parque também faz parte do roteiro do ônibus turístico de Curitiba, mas se você for começar seu trajeto do ônibus no Passeio Público, fique atento pois o ponto de parada do ônibus de turismo não é na calçada onde fica a portaria principal do parque e sim em na lateral esquerda, em uma parada de ônibus bem em frente ao Memorial Árabe, que fica na Av. João Gualberto 141.

Memorial Árabe e ponto de parada do Ônibus Turístico de Curitiba

Ocupando uma área de 69.285 m2, é um oásis bem pertinho da agitação e a entrada é gratuita!

Para quem gosta de se exercitar, tem uma pista para caminhada e uma ciclovia que circunda todo o parque!

O parque encanta já na sua entrada, pois seus portões são históricos e inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris.

portão de Entrada – Passeio Publico

Lá dentro tem espaço para caminhadas, muitas fontes que dão ao parque aquele som delicioso de água caindo, diversos lagos, com bancos bem espalhados para sentar e curtir a natureza, além de muito espaço para caminhadas tranquilas e uma ponte suspensa que é uma graça!

O Passeio Público foi o primeiro zoológico da cidade, mas atualmente, o Passeio funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga os pequenos animais que permaneceram quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu em 1982.

O parque tem também viveiros de pássaros, muitos deles, apreendidos em operações da polícia ambiental e que não conseguiriam mais viver na natureza, inclusive, no cartaz tem essa observação, que os pássaros são felizes SOLTOS E NA NATUREZA, porém alguns criados em cativeiro não conseguiriam mais sobreviver, então ficam nesse viveiro enorme no parque.

Adorei o cartaz e a mensagem que ele trás!

Além disso tem também um espaço com cadeiras e um telão para eventos, que fica a maior parte do tempo tocando música, trazendo um som ambiente bem agradável.

Dentro do parque também tem um playground onde as crianças podem brincar e gastar energia, além de um restaurante (que eu não visitei) e sanitários!

Playground – Passeio Público

Outras atrações são o Terrário, que ocupa uma área de 156 m2, abriga 40 animais, entre serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de diversas partes do mundo e o Aquário que possui 30 variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica e da África, porém, estes dois espaços, estão temporariamente fechados ao público. 

É o parque mais antigo de Curitiba, foi inaugurado em 1886, e uma curiosidade sobre sua criação, é que o objetivo inicial, foi criar um parque para drenar um pântano que existia lá e infestava as redondezas com os pernilongos que se criavam nas água pantanosas de lá!

Outra curiosidade é que no parque em 1887, brilhou pela primeira vez na noite curitibana a iluminação proveniente de uma lâmpada incandescente de luz elétrica!

É um passeio imperdível e recomendo muito que não deixe de visitar quando estiver em Curitiba!

Abaixo colocarei mais fotos do parque para vocês conhecerem um pouco mais!

One Reply to “O que fazer em Curitiba: Parque Passeio Público”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *