Um lugar que sempre quis conhecer em Curitiba era a Ópera de Arame!

As fotos que via na internet, me davam a impressão de ser um lugar lindo e especial, e realmente é um lugar que não pode ficar de fora se for visitar a cidade! Separe pelo menos entre 1 a 2 horas pra curtir e conhecer o parque e um pouco mais se for fazer alguma refeição no restaurante do local.

Com sua estrutura tubular e teto transparente, a construção encanta logo na entrada!

O local da construção hoje chamado de Parque da Pedreira, era uma de fato uma antiga pedreira onde a natureza com sua variedade de pássaros, e o lago que tem uma cascata de mais de 10m de altura completam a paisagem, tornando a visita ao local um passeio bem agradável.

O Teatro foi inaugurado em 1992, e é uma obra do arquiteto paranaense Domingues Bogestabs e é sem dúvida um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, fazendo parte inclusive da linha turística, uma linha de ônibus da prefeitura de Curitiba.

O teatro da Ópera funciona como uma casa de espetáculos, com shows de musica e peças de teatro, tem capacidade para cerca de 2.000 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.

Interior do Teatro Ópera de Arame

No andar abaixo do prédio principal, tem um restaurante/café bem charmoso, com 3 ambientes diferentes, o espaço interno tem um restaurante charmoso, com uma adega ao fundo que oferece refeições, um espaço intermediário, onde tem mesas em uma espécie de varanda aberta, porém coberta, com um balanço lindo e diferente e várias mesas ao ar livre, com vista para o lago.

Adega do restaurante – Teatro da Ópera

Várias vezes ao dia, em um palco flutuante, acontecem espetáculos musicais, deixando a experiência no restaurante ainda mais completa!

Lago da pedreira com o palco flutuante
Apresentações no palco flutuante

Estive lá durante a tarde, não experimentei nenhuma refeição, apenas tomei um café com um pedaço de torta de chocolate deliciosa, mas em uma próxima vez pretendo almoçar por lá!

Por ficar dentro de um parque, a natureza cerca todo o prédio, e a cascata existente no lago completa a trilha sonora da tranquilidade. Inclusive essa foi uma das preocupações principais quando o projeto foi pensado. A estrutura circular com paredes transparentes, assim como o teto, foi projetada para se integrar completamente a paisagem e não ser uma construção que ficasse deslocada da natureza de todo o local!

O Parque tem um pequeno estacionamento e uma charmosa lojinha na entrada que vende souvenirs típicos da Ópera e de Curitiba.

Quando estive lá os ingressos custavam R$10,00 a inteira e R$5,00 a meia entrada, e como os horários de funcionamento tem variado muito por conta da época que estamos, minha sugestão é que você consulte no site oficial o horário antes de visitar.

Vai para Curitiba? Não deixe de visitar a Ópera de Arame e tomar pelo menos um café ou um suco por lá. Teho certeza que a experiência vai valer muito a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *