Quando fiz o cruzeiro pela Europa no inverno, uma das paradas foi na cidade de Palermo na Itália e tivemos a oportunidade de ficar um dia e conhecer um pouco da cidade.
Pode parecer pouco, apenas um dia no destino, mas quem adora cruzeiros não se importa, e sabe que é a contrapartida por não tem o trabalho de pensar nos deslocamentos, entrar e sair de hotéis, onde comer e etc!
Embora eu concorde que 1 dia é pouco para qualquer cidade, como uma boa apaixonada por cruzeiros, adoro fazer viagens mesclando os 2 tipos de passeios. Normalmente vamos antes e ficamos uma semana em uma cidade maior para conhecer bem, e depois completamos a viagem com uma semana de cruzeiro, passando por cidades menores e tendo pinceladas de como elas são!
Palermo é uma linda cidade, localizada no sul da Itália e é a capital da Sicília. Com seus 2.700 anos de história, essa antiga cidade, tem catedrais, praças e antigos portões como suas atrações principais, mas é impossível não se encantar com as ruas estreitas e esburacadas, com varais entre os prédios, tão característicos de várias cidades italianas.
A cidade tem também praias lindíssimas e paradisíacas, mas como nosso passeio foi no inverno, em uma temperatura de 5°C, as praias não foram nosso foco de passeio mas super recomendo um roteiro por elas, para quem visitar Palermo no verão!
Assim foi em Palermo, o navio chegou perto das 8h da manhã, lá tem porto para ele atracar, o que facilita o desembarque e logo após o café, saímos para passear!
Como eu já havia pesquisado que o mais interessante a fazer, seria caminhar pelo Centro Histórico da cidade, a partir da Porta Nuova, então, assim que saímos do navio, pegamos um trenzinho turístico ainda no porto, que nos levou até lá, onde começou nosso passeio.
Passear pelas ruas e praças do centro Histórico é sem dúvida o melhor a fazer, para conhecer e sentir o clima da cidade e em Palermo as belezas aparecem a todo momento, seja em uma rua estreita, uma praça, igreja ou castelo!
QUATTRO CANTI – Um dos pontos turísticos mais famosos, o quadrilátero de Palermo se chama Quattro Canti, e é formado pela ligação entre a Via Vittorio Emanuele (a rua que é marcada pela Catedral de Palermo) e a Via Maqueda ( a rua do teatro Massimo).
Piazza Pretoria – também conhecida como praça da vergonha, fica a poucos metros do Quattro Canti, o centro exato da cidade histórica de Palermo, também é muito visitada e fotografada pelos turistas que visitam a cidade!
Piazza Pretória – Palermo
– Palácio dos Normandos – Também chamado de Palácio Real de Palermo, esse monumento fica localizado na Piazza Independenza e é um junto com a Catedral e o Quattro Canti, um dos principais pontos turísticos da cidade!
Aliás, como o centro histórico não é muito grande, recomendo andar a pé explorando cada cantinho do centro histórico para aproveitar melhor a cidade!
Continuando o passeio por Palermo, assim como em vários lugares da Europa, temos a lindíssima catedral de Palermo, outro ponto imperdível no passeio!
O passeio continuou até chegarmos a Porta Felice, já próxima ao mar, onde pegamos um taxi para voltar ao navio!
Embora o tempo seja curto, aproveitamos muito nosso dia em Palermo, paramos no meio do dia para tomar um lanche em uma cafeteria típica italiana, e como havia pesquisado antes da viagem, conseguimos percorrer os principais pontos do centro histórico de Palermo e conhecer um pouco dessa linda cidade!
Veja aqui no mapa, como o centro histórico tem todas as trações perto e é muito tranquilo para ser percorrido a pé e com calma!
Aliás, fazer uma pesquisa prévia do que pretende visitar, listar os principais pontos e colocar no mapa, pode salvar sua viagem, evitando que você se perca, que deixe de ver atrações que deseja, além de indicar qual o melhor roteiro entre os pontos para otimizar seu tempo na viagem!
Faço isso em todos os destinos que vou conhecer, independente do tempo que fique na cidade e não consigo mias viajar sem essa pesquisa prévia!
Sou a Antonia Brito, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Vou visitar sim!