Escolher o hotel, na minha opinião, é uma das tarefas mais difíceis e complexas quando se está planejando uma viagem!
Claro que indicações de conhecidos que já foram ajuda, ver fotos e avaliações em sites como o TripAdvisor é essencial, mas a escolha do hotel além do gosto pessoal, deve levar em conta também o estilo e objetivo da viagem.
Insisto no TripAdvisor, pois ele tem como diferencial, ter também fotos enviadas por hospedes, algumas beeeem diferentes das que vemos nos sites de compra, que foram enviadas pelo hotel.
Se concentre nas avaliações mais recentes, porque muitas vezes o hotel já foi bom, e agora está mais decadente!
Estilo de hotel
Normalmente, quando vamos reservar hospedagens em grandes cidades, temos alguns tipos de hotéis que aparecem com mais frequência nos site de reserva.
Tem alguns hotéis são muito reservados para eventos de trabalho, convenções, e muitas vezes tem bons preços para turistas, mas podem estar com muito movimento nos elevadores e áreas comuns, se sua estadia coincidir com algum evento corporativo (sim, aos poucos, não tenha dúvida que mesmo em número menor esses eventos voltarão a acontecer).
Existem também os hotéis de grandes redes, como IBIS, NOVOTEL, RAMADA, HILTON, e várias outras, eu por exemplo, em viagens pra Europa adoro quando encontro um IBIS na cidade, já fiquei em Ibis na França, na Italia, e adoro a sensação de “estar em casa” que uma rede conhecida dá, em qualquer lugar do mundo.
Já os chamados hotéis boutiques, tem uma proposta mais intimista. Normalmente tem menos quartos, ambientes aconchegantes, espaços pra happy hour e decoração caprichada, pra dar aquela sensação de aconchego e exclusividade.
Dependendo do destino, ainda poderá escolher entre os hotéis fazenda, que geralmente tem atividades pra fazer no próprio hotel e muitas vezes ficam afastados da cidade e os resorts, onde o destino da viagem, muitas vezes é o próprio hotel!
Localização
Falar em um hotel bem localizado pode parecer obvio, mas isso também depende de outros fatores ligados a sua viagem, como por exemplo:
– pretende explorar a cidade de carro? Então um hotel bem localizado não será necessariamente próximo ao centro e as áreas de mais movimento, porque se for, você pode pegar um transito pesado, todos os dias, ao chegar e sair, nesse caso, hotéis próximos a grandes avenidas que ligam vários pontos da cidade, mesmo que for afastado de centro pode ser melhor pra vc.
– vai andar muito a pé e de transporte público? Dê preferência a hotéis em áreas que concentrem boa parte dos atrativos da cidade e que tenha ônibus/metro bem perto.
– no seu roteiro tem visitas a cidades próximas de carro? Nesse caso hotéis próximos as saídas da cidade vão te atender melhor.
– quando estiver de carro, não esqueça de ver na hora da escolha, se o hotel tem estacionamento, e quanto será cobrado, pois é muito comum os hotéis cobrarem taxas a parte.
– gosta de sair à noite pra jantar e passear? Leve isso em conta também quando for escolher a localização do seu hotel.
Elevador
Sim, isso mesmo, no caso de prédios, veja se tem elevador!
Pode parecer obvio para nós brasileiros mas por exemplo em Paris, é muito, mas muito comum os hotéis serem em prédios de 3, 4 até 5 andares e não terem elevador.
A grande maioria tem pequenos elevadores de carga para levar as malas, mas os hóspedes, vão pelas escadas mesmo, já pensou encarar 3, 4 , 5 lances de escadas a cada saída e chegada? Eu tô fora!
Café da manhã
Principalmente fora do Brasil é bem comum os hotéis não incluírem o café da manhã na hospedagem, e muitos cobram bem caro pra isso, mais uma vez, leve em conta SEU ritmo de viagem:
– se você adora tomar um bom café da manhã, com variedade, faz questão de sair bem alimentada, pode sim valer a pena pagar o café no hotel, pela praticidade do que terá à disposição.
– quem é da turma apenas do cafezinho ou suco, quase nunca come pela manhã, e quando come é uma pãozinho, pode achar algum lugar próximo ao hotel e tomar o seu café na rua.
– alguns hotéis tem no quarto cafeteira, frigobar, possibilitando que compre coisas da sua preferência e tome seu café no quarto antes de sair.
Mas leve sempre em consideração a SUA preferência, eu por exemplo até passo com um café e um pãozinho mas ADORO café da manhã de hotel, então sempre que dá incluo na diária, pois pra mim é uma experiência de viagem que amo ter!
Comodidades oferecidas pelo hotel
Os hotéis oferecem comodidades diferentes, que impactam no valor da diária e nem sempre serão utilizadas durante a viagem, mas podem encarecem bastante, então, também devem ser levados em conta:
– se sua viagem é para um destino novo, onde você fez uma programação de passeios onde vai sair todos os dias cedo e voltar à noite, muitas vezes pra tomar um banho e sair novamente, porque seu hotel precisa ter piscina, academia, sala de jogos, quadras de esporte, etc?
– quando apesar de ter uma programação de passeios, você gosta de poder malhar na academia se der tempo, pretende tirar um período em um dos dias da viagem pra desacelerar e curtir o hotel, ai as comodidades do hotel compensam pra vc!
– quando o objetivo da viagem é além de passear desacelerar, você quer passar os dias sem correria, mesclar passeios com descanso, e ter o mínimo de preocupação, pode ser o caso de se hospedar em um resort, pra ter todo conforto e diversão ali no seu hotel, dias que não quiser sair.
Quarto e banheiro
Antes de fechar sua reserva, veja fotos e mais fotos em sites de reserva, dos diferentes quartos e ambientes que o hotel tem, e pra isso o Tripadvisor é imbatível, pois ele não tem apenas fotos enviadas pela acomodação, como o booking e vários outros, ele tem fotos tiradas por hóspedes, e é ai que dá pra ver:
– paredes mofadas
– carpete puído
– cama muito antiga
– quartos minúsculos
– toalhas rasgadas
– banheiro com chuveiro antigo,
Enfim, tudo aquilo que as fotos enviadas pelo hotel não mostra mas que faz a diferença na acomodação.
Viram quanta coisa levar em conta pra escolher seu hotel?
E não tenha dúvidas que isso merece toda a atenção, pois ficar num hotel mal escolhido, com certeza vai impactar negativamente em toda a sua viagem e muitas vezes transformar em aborrecimento, dias que seriam apenas de descanso e passeios!