Antes de viajar, tenha idéia do tipo de comida que é servida, como funcionam os restaurantes, e pesquise preços e costumes.

Por exemplo, pesquisando sobre Paris, vi que na maioria dos restaurantes além dos menus completos que todos oferecem, mas que muitas vezes é bem caro, existe também um “prato único”, um menu econômico, composto por apenas um prato, mas que equivale tranquilamente a uma refeição e custa bem mais barato que o tradicional.
Outra coisa que descobri sobre Paris, foi que todos os restaurantes trazem uma jarra dágua para acompanhar as refeições, e é grátis. Mas se o cliente não souber e pedir água, eles servem água mineral engarrafada e é claro cobram na conta, e quando se fala em Euros, qualquer economia vale.

Sobre a Itália, descobri que na maioria dos cafés e sorveterias, se você pedir e se servir no balcão só paga o que consumir, mas se pegar seu café ou seu sorvete e sentar numa mesinha (coisa comum aqui no Brasil) pagará um valor a mais pelo uso da mesa. Na maioria dos locais isso não é avisado, é apenas cobrado junto á sua conta.

Foi bom saber esses detalhes com antecedência, pois na nossa viagem em 2013 isso fez  diferença

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *